quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
JORNAIS EM CRISE
"A INDÚSTRIA DOS JORNAIS NA ALEMANHA ESTÁ PASSANDO PELA PIOR CRISE FINANCEIRA DA HISTÓRIA", DECLAROU O JORNAL DIE ZEIT EM 2002. E A ASSOCIAÇÃO DE IMPRENSA SUIÇA RELATOU, EM 2004, O MENOR NÚMERO DE VENDAS DE JORNAIS DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS. O QUE ACONTECEU COM A PROCURA PELOS JORNAIS? O DECLÍNIO DA ECONOMIA GLOBAL TEM LEVADO À REDUÇÃO DE PUBLICIDADE, RESPONSÁVEL POR DOIS TERÇOS DA RECEITA DE MUITOS JORNAIS. ENTRE 2000 E 2004, O JORNAL AMERICANO THE WALL STREET JOURNAL PERDEU 43% DE SUA RENDA COM PROPAGANDAS. SERÁ QUE AS PROPAGANDAS RETORNARÃO SE HOUVER UMA RETOMADA ECONÔMICA? MUITOS ANÚNCIOS DE IMÓVEIS, EMPREGOS E CARROS AGORA SÃO FEITOS PELA INTERNET. ATUALMENTE, OS JORNAIS COMPETEM COM OS MEIOS ELETRÔNICOS COMO RÁDIO, TV E INTERNET. POR OUTRO LADO, A PROCURA POR NOTÍCIAS CONTINUA. AXEL ZERDICK, PROFESSOR DE ECONOMIA NA MÍDIA, DISSE A UM JORNAL ALEMÃO: "A CRISE NÃO É TÃO SÉRIA QUANTO A MAIORIA DOS JORNALISTAS PENSAM." O EDITOR- CHEFE DE UM JORNAL REGIONAL ALEMÃO TAMBÉM PENSA ASSIM E DISSE: "O [JORNAL] LOCAL CONTINUA FORTE." MESMO QUE SEJA VERDADE QUE NADA SUPERA O JORNAL QUANTO A FAZER UMA COBERTURA DETALHADA E A INICIAR DEBATES, A DÚVIDA PERSISTE. VOCÊ PODE CONFIAR NA ABORDAGEM QUE OS JORNAIS FAZEM DAS NOTÍCIAS?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário