segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A MECÂNICA DOS CONGESTIONAMENTOS DE TRÂNSITO

JÁ PAROU PARA PENSAR POR QUE ÀS VEZES VOCÊ  FICA PRESO NO TRÂNSITO, ANDANDO E PARANDO, E DE REPENTE ELE COMEÇA A FLUIR E ENTÃO VOCÊ PROSSEGUE  VIAGEM EM VELOCIDADE NORMAL, SEM ENTENDER O QUE PROVOCOU  O ENGARRAFAMENTO? "HÁ CAUSAS  EMPÍRICAS PARA SITUAÇÕES TORTURANTES COMO TRÂNSITO A PASSO DE TARTARUGA, MESMO QUANDO NÃO SE OBSERVA ACIDENTE NA VIA OU IRREGULARIDADES NA PISTA", OBSERVOU  THE  WALL STREET JOURNAL. OS CARROS SE COMPORTAM COMO AS MOLÉCULAS DE GÁS." MESMO UMA BREVE LENTIDÃO NO TRÂNSITO ACABA PRODUZINDO " UMA ONDA DE PRESSÃO" QUE SE PROPAGA  PARA TRÁS, FAZENDO OS CARROS QUE VÊM BEM ATRÁS ANDAR NUM RITMO BEM LENTO. " SEGUNDO UMA ESTIMATIVA, TRÊS QUARTOS DOS CONGESTIONAMENTOS  NÃO APRESENTAM CAUSA APARENTE", DISSE O JORNAL. HOUVE UMA CAUSA, E ESTA FOI RESOLVIDA HÁ HORAS, PORÉM OS EFEITOS PERSISTEM." MUDAR O TRAJETO  PARA EVITAR ENGARRAFAMENTOS  FUNCIONA QUANDO A CIDADE  ESTÁ  RELATIVAMENTE VAZIA. MAS QUANDO AS RUAS VÃO FICANDO  CONGESTIONADAS E OUTROS MOTORISTAS  TENTAM FAZER O MESMO, "A PROBABILIDADE DE VOCÊ  ACHAR UMA RUA COM TRÂNSITO LIVRE É A MESMA  DE CONSEGUIR ESCOLHER A FILA MAIS RÁPIDA NO CAIXA DO SUPERMERCADO", DISSE O ARTIGO. "MOTORISTAS MAIS TRANQÜILOS ACABAM SE SAINDO MELHOR DO QUE OS QUE FICAM  ANSIOSOS À PROCURA DE UM CAMINHO MAIS RÁPIDO."

Nenhum comentário:

Postar um comentário