segunda-feira, 30 de novembro de 2009
A MECÂNICA DOS CONGESTIONAMENTOS DE TRÂNSITO
JÁ PAROU PARA PENSAR POR QUE ÀS VEZES VOCÊ FICA PRESO NO TRÂNSITO, ANDANDO E PARANDO, E DE REPENTE ELE COMEÇA A FLUIR E ENTÃO VOCÊ PROSSEGUE VIAGEM EM VELOCIDADE NORMAL, SEM ENTENDER O QUE PROVOCOU O ENGARRAFAMENTO? "HÁ CAUSAS EMPÍRICAS PARA SITUAÇÕES TORTURANTES COMO TRÂNSITO A PASSO DE TARTARUGA, MESMO QUANDO NÃO SE OBSERVA ACIDENTE NA VIA OU IRREGULARIDADES NA PISTA", OBSERVOU THE WALL STREET JOURNAL. OS CARROS SE COMPORTAM COMO AS MOLÉCULAS DE GÁS." MESMO UMA BREVE LENTIDÃO NO TRÂNSITO ACABA PRODUZINDO " UMA ONDA DE PRESSÃO" QUE SE PROPAGA PARA TRÁS, FAZENDO OS CARROS QUE VÊM BEM ATRÁS ANDAR NUM RITMO BEM LENTO. " SEGUNDO UMA ESTIMATIVA, TRÊS QUARTOS DOS CONGESTIONAMENTOS NÃO APRESENTAM CAUSA APARENTE", DISSE O JORNAL. HOUVE UMA CAUSA, E ESTA FOI RESOLVIDA HÁ HORAS, PORÉM OS EFEITOS PERSISTEM." MUDAR O TRAJETO PARA EVITAR ENGARRAFAMENTOS FUNCIONA QUANDO A CIDADE ESTÁ RELATIVAMENTE VAZIA. MAS QUANDO AS RUAS VÃO FICANDO CONGESTIONADAS E OUTROS MOTORISTAS TENTAM FAZER O MESMO, "A PROBABILIDADE DE VOCÊ ACHAR UMA RUA COM TRÂNSITO LIVRE É A MESMA DE CONSEGUIR ESCOLHER A FILA MAIS RÁPIDA NO CAIXA DO SUPERMERCADO", DISSE O ARTIGO. "MOTORISTAS MAIS TRANQÜILOS ACABAM SE SAINDO MELHOR DO QUE OS QUE FICAM ANSIOSOS À PROCURA DE UM CAMINHO MAIS RÁPIDO."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário