segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

COMO CONVIVER COM UM TRANSTORNO DO HUMOR ?

OS TRANSTORNOS DO HUMOR SÃO ASSUSTADORAMENTE COMUNS. SÓ PARA CITAR UM EXEMPLO, CALCULA-SE QUE MAIS DE 330 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO SOFREM DE DEPRESSÃO GRAVE, CONDIÇÃO CARACTERIZADA POR TRISTEZA DEVASTADORA E PERDA DE PRAZER EM REALIZAR AS ATIVIDADES DIÁRIAS. ESTIMA-SE QUE EM 20 ANOS, DEPOIS DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES, A DEPRESSÃO SERÁ A MOLÉSTIA QUE ATINGIRÁ O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS. NÃO É DE ADMIRAR QUE, ENTRE AS DOENÇAS MENTAIS, A DEPRESSÃO SEJA CONSIDERADA "TÃO COMUM QUANTO UM RESFRIADO. EM ANOS RECENTES, O DISTÚRBIO BIPOLAR TEM RECEBIDO MAIOR ATENÇÃO DO PÚBLICO. OS SÍNTOMAS DESSA INFLUEM FLUTUAÇÕES DRÁSTICAS DE HUMOR, QUE OSCILAM ENTRE A DEPRESSÃO E A MANIA (EUFORIA EXAGERADA)."NA FASE  DEPRESSIVA", DIZ UM LIVRO RECENTE PUBLICADO PELA ASSOCIAÇÃO MÉDICA AMERICANA, "A PESSOA PODE TER PENSAMENTOS SUICIDAS RECORRENTES. NA FASE MANÍACA, ELA PODE PERDER TOTALMENTE O SENSO CRÍTICO E NÃO ENXERGAR O DANO CAUSADO PELAS SUAS AÇÕES."

2 comentários:

  1. É isso mesmo. Sou bipolar é de fato é uma doença complexa. E triste saber que o número de pacientes têm aumentado drasticamente. Abs

    ResponderExcluir
  2. Sou bipolar, em geral as doenças psíquicas são muito complexas, porém o mais importante é ser forte e se tratar para tentar levar a vida da forma dentro do possível mais normal.

    ResponderExcluir