domingo, 29 de agosto de 2010

Por que casar-se?


Em muitos lugares, viver juntos sem se casar se tornou algo plenamente aceitável, mas será que resulta em maior felicidade do que o casamento? O correspondente de “Despertai!” na Suécia considera este assunto nos três artigos que seguem.

JAN e Anna se conheceram num clube. Gostaram imediatamente um do outro. Anna havia deixado recentemente a casa dos pais, para morar sozinha. Jan partilhava sua moradia com outro rapaz. Certa noite, pouco depois de se conhecerem, Jan acompanhou Anna ao apartamento dela. Acabou passando a noite ali. No dia seguinte, trouxe seu violão e sua escova de dentes, e pernoitou ali de novo. Aos poucos, foi transferindo todos os seus pertences para o apartamento de Anna, e começaram a viver juntos. Jan e Anna não acharam necessário casar-se.

Assim como Jan e Anna, milhões de casais, de todas as idades, vivem juntos sem se casar. Arrazoam: ‘Para que casar? Podemos viver juntos melhor sem termos nenhum papel que nos prenda legalmente — uma certidão de casamento.’

Efetivamente, em muitos lugares, viver juntos sem se casar se tornou algo plenamente aceitável e normal. Na Suécia, por exemplo, o total de casamentos diminuiu quase 40 por cento nas últimas duas décadas. Há 20 anos, cerca de uma criança em cada oito, naquele país, era filho de mãe solteira. Atualmente o número situa-se entre uma em cada três e uma em cada duas. Observa o pesquisador J. Trost, da Universidade de Upsala, Suécia: “Pelo que sabemos, este é o mais alto índice de filhos nascidos fora do casamento já conhecido, numa sociedade industrializada.”

Na Dinamarca, viver juntos sem se casar representa a unidade familiar padrão para os jovens casais de instrução universitária, segundo o jornal International Herald Tribune. Tais pares não-casados respondem por mais de uma de cada três crianças nascidas ali. “Dificilmente alguém que conhecemos é casado”, disse um dinamarquês de 31 anos. “Todos se acham no que chamamos de casamento sem papel passado.”

O número de tais casamentos sem papel passado também aumenta em outros países. Por exemplo, segundo recentes estatísticas, divulgadas pelo Departamento de Recenseamento dos Estados Unidos, cerca de dois milhões de pares não-casados, nos Estados Unidos, vivem juntos, mais de três vezes o total de 1970.

Por que será que um homem e uma mulher mui freqüentemente decidem viver juntos sem se casar? Será um casamento sem papel passado tão bom, ou até melhor, do que um casamento legal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário