quarta-feira, 30 de março de 2011

Como conciliar trabalho com família


Hoje muitas famílias têm uma agenda cheia, mas um relacionamento vazio. “O trabalho consome quase toda a minha energia, e meus filhos ficam com o que sobra”, lamenta uma mulher na Inglaterra. Uma pesquisa nos Estados Unidos revelou que 1 em cada 5 adolescentes disse que sua maior preocupação é “não passar tempo suficiente com os pais”. Outra pesquisa nos EUA mostrou que, quando o marido e a esposa trabalham, eles conversam um com o outro em média apenas 12 minutos por dia.
Cansadas com o aumento da pressão no trabalho, muitas pessoas estão reavaliando suas prioridades e fazendo mudanças. Timothy, um chefe de família com dois filhos pequenos, conta: “Eu fazia horas extras, e minha esposa trabalhava nos fins de semana. Quase não nos víamos. Por fim, reavaliamos nossa vida e fizemos algumas mudanças. Hoje somos muito mais felizes.” Brian, gerente de uma loja, diz: “Com o segundo filho a caminho, fui procurar um emprego que me permitisse passar mais tempo com a família. Achei um que pagava uns 800 dólares a menos por mês do que meu trabalho anterior, mas valeu a pena!” Melina saiu do emprego quando nasceu sua primeira filha. “Foi difícil acostumar de novo com apenas uma fonte de renda”, lembra-se ela. “Mas eu e meu marido achamos que seria melhor que eu ficasse em casa com Emily do que colocá-la numa creche.”
Devemos admitir, porém, que muitas famílias lutam para conseguir pagar apenas as despesas básicas do mês. Em alguns casos, o marido ou a esposa tem dois empregos só para conseguir o sustento e, em outros casos, ambos trabalham, deixando os filhos com os avós ou em creches.
Você talvez descubra outras maneiras de conciliar trabalho com as obrigações familiares. O ponto principal é: não abra mão das alegrias da vida familiar por dar atenção demais ao trabalho.
Tenha certeza de que conciliar o trabalho com a recreação e as necessidades da família lhe trará ricas bênçãos. No próximo artigo, analisaremos um fator ainda mais importante para uma vida simples e equilibrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário