quarta-feira, 30 de março de 2011

Tempo para o trabalho e para si mesmo


A Bíblia nos aconselha a trabalhar duro para sustentar a família. (Efésios 4:28) Mas também nos incentiva a ‘comer, beber e ver o que é bom por todo o nosso trabalho árduo’. (Eclesiastes 3:13) De fato, trabalhar longos períodos sem recreação e descanso apropriado pode roubar muitas alegrias da vida. Também pode resultar em graves problemas de saúde.
A sobrecarga crônica de trabalho tem sido associada a obesidade, alcoolismo, doenças cardíacas, acidentes de trabalho, dependência de drogas, ansiedade, fadiga, depressão e muitos outros problemas relacionados ao estresse. O trabalho em excesso também pode custar a vida. Um relatório calcula que no Japão a quantidade de pessoas que morre por trabalhar demais é igual à quantidade que morre em acidentes de carro — cerca de 10 mil por ano. Esse fenômeno — chamado karoshi, “morte por excesso de trabalho” — também ocorre em outros países.
Note o conselho sábio da Bíblia: “Melhor é um punhado de descanso do que um punhado duplo de trabalho árduo e um esforço para alcançar o vento.” (Eclesiastes 4:6) De fato, o equilíbrio é essencial. Não deixe que sua profissão se torne sua obsessão. Proteja sua saúde mental, física e emocional por tirar tempo para descansar e aproveitar os frutos de seu trabalho.
“Devemos trabalhar para viver e não viver para trabalhar”, diz Andrew, um homem casado que tem três filhos. Conciliar trabalho com descanso e lazer também ajudará você a cuidar das necessidades de sua família. Mas isso não é fácil, principalmente se tiver contas para pagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário