quarta-feira, 30 de março de 2011

Você está estressado?


NO MUNDO inteiro, o conflito entre trabalho e vida familiar é um assunto muito sério. De acordo com certa fonte, ‘a globalização, a tecnologia moderna e uma economia estressante e frenética têm obscurecido a tradicional linha divisória entre casa e trabalho’. Essas mudanças têm resultado numa prosperidade sem precedentes. Mas isso vem acompanhado de um preço. Certo autor comenta: “Milhões de nós têm trabalho em excesso, compromissos em excesso e preocupações em excesso.” Estamos simplesmente estressados.
Agora some a isso os efeitos desanimadores da atual recessão econômica. Trabalhadores em todo o mundo, tanto da classe executiva como da operária, perderam o emprego e a casa. Eles provavelmente não se importariam em estar trabalhando muito.
Analisemos o alcance desses problemas:
▶ Seis de cada dez trabalhadores europeus sofrem de estresse por causa do trabalho.
▶ Dentre trabalhadores dos EUA, 1 em cada 3 sente que está cronicamente sobrecarregado de trabalho.
▶ De cada 3 canadenses, mais de 2 acham difícil conciliar a família com o trabalho.
▶ Estima-se que mais de 600 milhões de trabalhadores, ou 22% da força de trabalho mundial, gastem mais de 48 horas semanais trabalhando.
Essas estatísticas refletem uma imensa tragédia humana. Algumas pesquisas relacionam longas e irregulares jornadas de trabalho a problemas de saúde, relacionamentos tensos, falta de atenção para os filhos, separação e divórcio.
E você? Está trabalhando demais? Ou está entre os milhões atualmente desempregados? Gostaria de conciliar melhor o trabalho com a família? Em caso afirmativo, como conseguir isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário