sábado, 2 de outubro de 2010

Aja assim como deseja se sentir


Para vencer uma depressão profunda, é preciso persistir em buscar verdadeira jovialidade e afabilidade. (Compare com Atos 20:35.) Isto exige romper a entrincheirada disposição para a solidão agindo exatamente ao contrário de sua mortífera letargia. Aja com felicidade, dance, cante uma alegre canção. Faça qualquer coisa que reflita felicidade. Exagere nisso, exceda-se, desaloje a disposição soturna com pensamentos felizes. Tais como?

Tais como os de Filipenses 4:8: “Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.”

O que é preciso é dar à sua vida um significado. Se achar que a sua vida tem significado, você será energizado a corresponder a isso e a tentar cumpri-lo. Provavelmente não cairá no sentimento de desalentada solidão. Isto se mostra de maneira interessante no livro de Viktor Frankl, Man’s Search for Meaning (A Busca de Significado Pelo Homem). Ele aborda isso com relação aos prisioneiros nos campos de concentração de Hitler. Aqueles que não tinham senso de significado na sua vida sucumbiram à solidão e lhes faltava a vontade de viver. Mas “a conscientização de seu valor interior é ancorada em coisas mais elevadas, mais espirituais, e não pode ser abalada pela vida no campo [de concentração]”. Ele continuou: “O sofrimento de alguma maneira deixa de ser sofrimento no momento que encontra um significado, tal como o significado do sacrifício. . . . A preocupação principal do homem não é obter prazer ou evitar a dor, mas sim ver um significado na sua vida. É por isso que o homem está até mesmo pronto a sofrer, sob a condição, garantida, de que o seu sofrimento tem significado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário