sábado, 2 de outubro de 2010

Solidão — está decidido a lutar contra ela e vencê-la?


SENTE solidão? Há ocasiões na vida em que é natural sentir solidão, seja você casado ou solteiro, homem ou mulher, idoso ou jovem. Saiba também que estar sozinho não necessariamente causa solidão. Um solitário erudito absorto na sua pesquisa não sente solidão. Um solitário artista pintando um quadro não tem espaço para a solidão. Eles prezam um momento de solidão, e a solitude torna-se então a sua melhor amiga.

O sentimento de verdadeira solidão cresce do nosso interior, e não do exterior. A solidão pode ser causada por algum evento triste — morte, divórcio, perda de emprego, alguma tragédia. Se iluminamos bem o nosso mundo interior, essa solidão pode diminuir, talvez até mesmo desaparecer com o tempo, e a perda que nos afligiu pode ser superada, absorvida.

Os sentimentos emergem de nossos pensamentos. Depois que uma perda foi superada e os sentimentos que ela induziu tiverem recuado para o plano de fundo, é tempo de se dar primazia a pensamentos edificantes que lhe permitam levar avante a sua vida.

Mexa-se. Assuma o comando sobre si mesmo. Há coisas positivas a fazer. Portanto, seja extrovertido. Telefone para alguém. Escreva uma carta. Leia um livro. Convide pessoas à sua casa. Tenha um intercâmbio de idéias. Para ter amigos, é preciso você mesmo ser amigável. Faça primeiro uma introspecção para depois se achegar a outros. Pratique pequenos gestos de bondade. Partilhe com outros alguns consoladores petiscos espirituais. Achará certas as palavras de Jesus: “Há mais felicidade em dar do que há em receber.” Constatará outra verdade proverbial: “Aquele que rega liberalmente os outros também será regado liberalmente.” — Atos 20:35; Provérbios 11:25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário