segunda-feira, 17 de maio de 2010

Após o dia do casamento

Tem-se dito corretamente que, para o cristão, a coisa mais importante na vida depois da dedicação a Deus é o casamento. Por meio da dedicação, a pessoa assume um compromisso vitalício com o Criador, tornando isso público pelo batismo. Já o casamento é uma declaração pública do compromisso que se assume com outra pessoa — para sempre. É inconcebível alguém dedicar-se a Deus ou casar-se com reservas. Assim sendo, os que pensam em se casar devem analisar com cuidado as crenças, os alvos, a atitude e o temperamento do futuro cônjuge.

Ao fazer os preparativos para o dia do casamento, a bondade, a consideração e a cooperação são importantes. Essas qualidades são ainda mais importantes depois para fazer o casamento dar certo. Os recém-casados estão apaixonados, mas depois do casamento é preciso lembrar que, no dia-a-dia, o amor “não procura os seus próprios interesses”. Quando o amor é demonstrado com constância ano após ano, ele “nunca falha”. (1 Coríntios 13:5, 8) E se o amor é duradouro, é mais fácil demonstrar qualidades como longanimidade, benignidade, bondade, brandura e autodomínio — que são frutos do espírito de Deus. Essas qualidades são necessárias para que o casamento seja bem-sucedido. — Gálatas 5:22, 23.

A parte difícil é continuar a demonstrar essas qualidades depois do dia do casamento. Mas o segredo do sucesso em manifestar essas boas qualidades é: ame a pessoa com quem se casou e esteja disposto a fazer sacrifícios.

Jesus disse que o maior mandamento de todos é amar a Jeová e o segundo maior mandamento é ‘amar o próximo como a si mesmo’. (Mateus 22:39) A pessoa mais próxima de alguém que é casado é seu cônjuge, pois nada na Terra pode unir tanto duas pessoas como o casamento.

No entanto, a mera união física em si não garante a harmonia emocional. A união de dois corpos nem sempre é a união de duas mentes. Para que a união sexual seja plenamente satisfatória, é preciso que haja primeiro a união de corações e objetivos. Na maioria das vezes, fazer sacrifícios pela outra pessoa é o preço que precisa ser pago para fazer o casamento dar certo. Quem deve fazer os sacrifícios? O marido ou a esposa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário