quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mais do que conversa fiada

  Deve-se ter extremo cuidado ao entrar numa chat room (sala de bate-papo). Esse é um meio que permite que usuários da Internet se comuniquem entre si. É claro que muitas pessoas se comunicam com amigos achegados por e-mail. Alguns vivem longe dos parentes e podem manter contato regular desse modo. Mas existe uma diferença entre enviar um e-mail para alguém que você conhece e contatar alguém que você não conhece. Quem pensaria em discar um número qualquer no telefone e daí tentar fazer amizade com qualquer pessoa que atendesse? Ninguém. Então, por que tentar criar um relacionamento on-line com uma pessoa estranha?

  Um problema de se comunicar com um estranho é que nem sempre a pessoa é o que parece. Por exemplo, ela pode ser um pedófilo que quer se aproveitar de crianças ou jovens ingênuos.

  Parry Aftab, advogado especializado em casos que envolvem a Internet, explica como isso é fácil. Ele diz: “Há crianças que normalmente entram em chat rooms. Os pedófilos percebem isso, lêem suas mensagens e tomam nota de crianças solitárias. Uma criança talvez envie uma mensagem como essa: ‘Meus pais estão se divorciando . . . Odeio a minha mãe, ela nunca compra os videogames que eu quero.’ . . . O pedófilo responde: ‘Meus pais estão se divorciando . . . Odeio a minha mãe . . . Eu nunca conseguia os videogames que queria, até que o tio Pedro os comprou para mim. . . . Você só precisa ir ao shopping e falar com o tio Pedro.’ ” O “tio Pedro” na verdade é um pedófilo à espreita.

  Portanto, pais, mantenham um relacionamento achegado e afetuoso com os filhos. Tenham uma comunicação aberta com os jovens para que eles não sintam necessidade de buscar apoio emocional nos lugares errados.

  Se você é um adulto solitário ou infeliz no casamento, não entre em chat rooms em busca de apoio emocional. É perigoso recorrer a estranhos. Já houve casos de pessoas que abandonaram o cônjuge por causa de alguém que “conheceram” on-line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário