sábado, 10 de abril de 2010

Não separe o que Deus pôs sob o mesmo jugo

“Não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus pôs sob o mesmo jugo, não o separe o homem.” — MATEUS 19:6.

IMAGINE que você está para fazer uma longa viagem de carro. Acha que vai encontrar dificuldades no caminho? Seria ingenuidade pensar que não. Por exemplo, talvez enfrente mau tempo, obrigando-o a diminuir a velocidade e dirigir com mais cuidado. A certa altura, pode ser que surja um problema mecânico que você não sabe como resolver, exigindo que pare no acostamento e procure ajuda. Será que problemas como esses devem levá-lo a pensar que foi um erro começar a viagem e que deve abandonar o carro? Claro que não. Quando faz viagens longas, você sabe que podem surgir problemas e, usando de bom senso, procura meios de lidar com eles.

2 O mesmo acontece com o casamento. Problemas são inevitáveis, e os que pensam em se casar seriam ingênuos se achassem que a vida vai ser um mar de rosas. Em 1 Coríntios 7:28, a Bíblia diz de modo franco que maridos e esposas teriam ‘tribulação na carne’. Por que isso acontece? Em poucas palavras, é porque maridos e esposas são imperfeitos, e vivemos em “tempos críticos, difíceis de manejar”. (2 Timóteo 3:1; Romanos 3:23) Assim, mesmo duas pessoas compatíveis, de mentalidade espiritual, vez por outra enfrentarão problemas no casamento.

3 No mundo atual, a primeira reação de alguns casais quando passam por problemas é terminar o casamento. Em muitos países, os índices de divórcio aumentam de maneira descontrolada. Mas os verdadeiros cristãos lidam com os problemas, em vez de fugir deles. Por quê? Porque consideram o casamento como um presente sagrado de Jeová. Jesus disse sobre os casados: “O que Deus pôs sob o mesmo jugo, não o separe o homem.” (Mateus 19:6) É verdade que nem sempre é fácil viver segundo essa norma. Por exemplo, parentes e outras pessoas que não aceitam os princípios bíblicos — incluindo alguns conselheiros matrimoniais — muitas vezes incentivam os casais a se separar ou a se divorciar por motivos não-bíblicos. Mas os cristãos sabem que é muito melhor resolver os problemas e manter o casamento do que terminá-lo precipitadamente. De fato, é essencial que decidamos desde o começo fazer as coisas do modo de Jeová — não segundo o conselho de outras pessoas. — Provérbios 14:12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário