segunda-feira, 19 de abril de 2010

Mudou o conceito de Deus?




Ao instituir o casamento, Deus não disse que se tratava de uma união temporária. Gênesis 2:21-24 diz que ele uniu o primeiro homem e a primeira mulher. Não se faz ali nenhuma menção de divórcio ou de separação. Ao contrário, o versículo 24 diz: “O homem deixará seu pai e sua mãe, e tem de se apegar à sua esposa, e eles têm de tornar-se uma só carne.” O que significam essas palavras?

Analise o corpo humano. Observe como os diferentes tecidos formam um todo harmonioso, e como os ossos são ligados por juntas bem lubrificadas. Que maravilhosa harmonia e durabilidade! Mas é muito doloroso quando esse organismo ímpar sofre um grave ferimento! Apropriadamente, em Gênesis 2:24, a expressão “uma só carne” salienta a intimidade e a perenidade da união marital. Ela também dá a entender a grande dor que se tem quando essa união é dissolvida.

Embora no decorrer dos milênios os conceitos humanos tenham sofrido grandes mudanças, Deus ainda encara o casamento como um compromisso vitalício. Cerca de 2.400 anos atrás, havia judeus que abandonavam a primeira mulher para se casar com uma mais jovem. Deus condenou essa prática, declarando mediante o profeta Malaquias: “ ‘Vós tereis de guardar-vos quanto ao vosso espírito, e que nenhum de vós aja traiçoeiramente com a esposa da sua mocidade. Pois ele tem odiado o divórcio’, disse Deus, o Deus de Israel.” — Malaquias 2:15, 16.

Mais de quatro séculos depois, Jesus reafirmou o conceito original de Deus ao citar Gênesis 2:24 e ordenar: “O que Deus pôs sob o mesmo jugo, não o separe o homem.” (Mateus 19:5, 6) Anos mais tarde, o apóstolo Paulo disse que ‘a esposa não deve afastar-se do marido’ e que “o marido não deve deixar a sua esposa”. (1 Coríntios 7:10, 11) Esses versículos refletem muito bem o conceito de Deus sobre o casamento.

Faz a Bíblia alguma concessão para terminar o casamento? Sim, o casamento acaba quando um dos cônjuges morre. (1 Coríntios 7:39) O adultério também pode dissolver essa relação, se o cônjuge inocente assim decidir. (Mateus 19:9) Com exceção desses casos, a Bíblia incentiva os casados a permanecerem juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário