segunda-feira, 19 de abril de 2010

O casamento é para sempre?




A RESPOSTA a essa pergunta parece óbvia. Afinal, no Ocidente, ao fazer os votos, os noivos concordam em apegar-se um ao outro “na alegria e na tristeza, até que a morte os separe”. Os votos de casamento em geral declaram que os noivos estão assumindo um compromisso vitalício. Mas hoje muitos não levam a sério essas promessas solenes. Um número alarmante de casais se separa — alguns com meses e outros com décadas de casados. Por que o respeito pelo casamento está diminuindo? A Bíblia fornece a resposta.

Queira examinar 2 Timóteo 3:1-3 e compare o que se diz ali com o que observa hoje no mundo. Em parte, esses versículos dizem: “Nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar. Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, . . . ingratos, desleais, sem afeição natural, não dispostos a acordos . . . sem autodomínio.” A exatidão dessa profecia impressiona. As atitudes ali descritas prejudicam e enfraquecem as relações maritais no mundo todo, como é comprovado pelo alto índice de divórcios.

Torna-se claro que muitos perderam o respeito pelo casamento. Assim, poderíamos perguntar: Será que o casamento deve ser encarado de forma tão séria? O matrimônio é mesmo sagrado, como se costumava dizer? Como os cristãos devem encarar o casamento? Que ajuda a Bíblia fornece aos casados hoje em dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário