segunda-feira, 8 de março de 2010

CASAMENTO ABERTO

Um ‘casamento aberto’ é quando pessoas casadas concordam em permitir que cada um deles tenha encontros sexuais com parceiros de fora—adultério é a palavra certa para isso. Há pouco mais de seis anos atrás, o livro Open Marringe (Casamento Aberto), de Nena e George O’Neill, tornou-se um best seller. Recomendavam relacionamentos sexuais fora do casamento, afirmando poderem ser ‘recompensadores e significativos’ para alguns casais, aprimorando seu casamento. Foram esses os resultados?

Depois de um controle de experiências reais durante anos, os autores admitem agora que as coisas não foram bem assim, de jeito nenhum. Justamente o contrário é que se deu. Verificaram que os praticantes deste adultério se tornaram muitíssimo infelizes uns com os outros. O máximo que quaisquer deles conseguiram permanecer juntos foi por apenas dois anos, depois de iniciarem um ‘casamento aberto’. Concluíram: ‘O sexo aberto foi total fracasso.’ Em resultado, os autores publicaram outro livro em que bradam “nova convocação a favor da fidelidade sexual”, como trazendo a máxima felicidade ao casamento.

A respeito do ‘casamento aberto’, o conselheiro matrimonial canadense, Ed Bader, comentou: “Todo casal que conhecemos, e que seguiu pela trilha do casamento aberto, se rompeu—sem exceção.” E o psicólogo Larry Cash, daquele país, também observou: “O casamento aberto, a idéia de que gente casada pode sentir-se perfeitamente livre, em sentido sexual e emocional, é uma farsa. Nos meus 10 anos de aconselhamento, jamais vi um só que funcionasse. Talvez seja uma idéia nobre, mas a natureza humana não está preparada para aplicá-la.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário