segunda-feira, 8 de março de 2010

O QUE MOSTRA O HISTÓRICO

A história mostra que, quando o casamento e a família se romperam, também corroeu-se o inteiro clima moral da sociedade. O resultado final foi, não a melhora, porém mais dificuldades. Inteiros impérios sucumbiram quando as pessoas não se empenharam em preservar o casamento e a família.

Em nosso próprio tempo, os maus efeitos são especialmente prejudiciais aos mais inocentes, às crianças que têm sido vítimas dos colapsos matrimoniais. No país do oeste africano, Gana, certo relatório afirma sobre os muitos filhos de lares rompidos:

“Os filhos de tais lares são os que se dão pior. Jamais obtêm saudáveis cuidados parentais; são negligenciados, desamados, relegados, e ninguém realmente se preocupa com o que fazem. Tornam-se malandros desde a infância e retrocedem . . . tornando-se adultos criminosos, sempre combatendo a lei.”

A ausência de cuidados dum pai resulta em dificuldades para toda a família, especialmente para os meninos que precisam de sua firme orientação e apoio. À guisa de exemplo, em certa família americana, o trabalho do pai o levava para longe de casa durante semanas a fio. Em resultado, seu filhinho de três anos tornou-se hiperativo, usualmente acordando 10 ou 11 vezes por noite para chamar pelo pai. A mãe dele observou que, quando o pai estava em casa, o garotinho dormia tranqüilamente até de manhã, e se comportava muito melhor. Ela declarou: “Este garotinho precisa do seu papai. Ele vai à escola maternal alguns dias por semana e as professoras podem dizer quando [o pai dele] está em casa. Isto se torna óbvio pelo comportamento dele.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário