quarta-feira, 24 de março de 2010

Gestos altruístas promovem o comprometimento

A Bíblia predisse que nos “últimos dias” as pessoas seriam ‘amantes de si mesmas’. (2 Timóteo 3:1, 2) Em cumprimento dessa profecia, a ênfase hoje parece ser na devoção idólatra a si mesmo. Em muitos casamentos, dar de si sem a garantia de reciprocidade é encarado como sinal de fraqueza. Mas num casamento bem-sucedido cada um se sacrifica em prol do outro. Como se consegue fazer isso?

Em vez de se concentrar na questão ‘que vantagem tenho com esse relacionamento?’, pergunte-se: ‘O que eu estou fazendo para fortalecer meu casamento?’ A Bíblia diz que os cristãos ‘não devem visar, em interesse pessoal, apenas os próprios assuntos, mas também, em interesse pessoal, os dos outros’. (Filipenses 2:4) Ao ponderar sobre esse princípio bíblico, analise como você agiu na semana passada. Quantos gestos de bondade você fez exclusivamente para beneficiar seu cônjuge? Escutou quando seu cônjuge quis conversar, mesmo que não estivesse muito disposto a isso? Em quantas atividades participou que agradassem mais a seu cônjuge do que a você?

Ao avaliar essas questões, não pense que as boas coisas que você fez passarão despercebidas ou não serão recompensadas. “Na maioria dos relacionamentos”, diz uma obra de referência, “o comportamento positivo tem retorno; por isso, esforce-se ao máximo para incentivar seu cônjuge a agir de maneira positiva por você mesmo agir de maneira mais positiva”. Gestos que demonstram abnegação fortalecem seu casamento porque evidenciam que você o preza e quer mantê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário