quarta-feira, 10 de março de 2010

O PAPEL DOS AVÓS

Há muitos papéis valiosos que os avós podem desempenhar. “Podem dar apoio a seus filhos casados”, diz Gene. “Por fazerem isso, acho que podem amenizar algumas das dificuldades em que os jovens pais se encontrem.” Podem também ajudar muito os próprios netos. Em geral, são os avós que transmitem as “histórias” que criam na criança a noção de histórico familiar. E muitos avós cumprem um papel-chave na transmissão da herança religiosa da família.

Em muitas famílias, os avós servem como conselheiros. “As crianças talvez lhe falem de coisas sobre as quais não se sentem à vontade para falar com seus pais”, diz Jane, mencionada no primeiro artigo. Os pais, em geral, apreciam esse apoio extra. Segundo um estudo, “mais de 80% dos adolescentes tinham seus avós como confidentes. . . . Uma grande proporção de netos adultos mantém contato regular com seus avós mais íntimos”.

Avós amorosos podem ser especialmente importantes para a criança ou adolescente que não encontra em casa o apoio necessário. “Minha avó foi a pessoa mais importante na minha infância”, escreve Selma Wassermann. “Foi ela que me apoiou e supriu meu mundo de cuidados e atenção. Seu colo era ‘maior do que a praia de Miami’ e, quando ela me levava ao colo, eu sabia que estava segura. . . . Foi de minha avó que aprendi as coisas mais importantes sobre mim mesma — que eu era amada e digna de ser amada.” — The Long Distance Grandmother.

Nenhum comentário:

Postar um comentário