quarta-feira, 31 de março de 2010

Tenha paciência nas suas relações com os outros

HÁ OUTROS aspectos do assunto da espera. Esperar pode ser o proceder de sabedoria nas relações cotidianas com os outros. Um jovem talvez corteje uma moça. Ou ele ou ela talvez queira apressar o casamento. Mas a sabedoria indica que não deveriam apressar a questão indevidamente. A corte dá aos dois uma boa oportunidade para se conhecerem melhor e se ajustarem um ao outro. Conforme se disse muito bem: “Quem casa muito prontamente, arrepende-se muito longamente.”
Por outro lado, um empregado talvez seja muito diligente e ambicioso de promoção. Novamente, em vez de se agastar com impaciência, não seria melhor aproveitar todas as oportunidades diante de si para mostrar seu valor e aumentar sua perícia? Amiúde acontece que, quando alguém não mais se afoba e agasta, mas fica contente, ocorre uma mudança para melhor.
A espera paciente é também sábia no círculo familiar. Questões de negócios ou outras circunstâncias sobre as quais talvez o marido não tenha controle, tais como o trânsito engarrafado, talvez o façam chegar tarde para casa. Em vez de se afligir com impaciência, quanto melhor seria que a esposa lhe concedesse o benefício da dúvida.
Por outro lado, a esposa talvez se mostre vagarosa em certas questões, exigindo que o marido aprenda a esperar pacientemente. Ficar irado não ajudará. Talvez lhe possa ajudar a organizar seus afazeres para ser mais pontual. Mas, quando o horário não funciona conforme planejado, em vez de se agastar com impaciência, é muito melhor que o marido acate o conselho do apóstolo Pedro e ‘trate sua esposa segundo o conhecimento, atribuindo-lhe honra como a um vaso mais fraco, o feminino’. — 1 Ped. 3:7.
Ou pode ser que um concristãos junto com quem se vê obrigado a servir tenha uma fraqueza que o irrite e da qual ele talvez nem se aperceba. Ou ele talvez transgrida repetidamente, exigindo que lhe perdoe como que “setenta e sete vezes”. Nisso é novamente bom aprender a esperar e a ter paciência com ele. Talvez não progrida tão rapidamente como gostaria de ver, mas com os anos haverá progresso de qualquer modo. Também nisso a Palavra de Deus tem conselho sábio, a saber, ‘com longanimidade, suportarem-se uns aos outros em amor’. — Mat. 18:21, 22; Efé. 4:2, 3.
Deveras, é sábio aprendermos a esperar pacientemente. Resulta em benefícios para nós mesmos e para os em volta de nós.  Deus tem leis que governam o universo, e ele tem a sua própria tabela cronológica para cumprir seus propósitos. Não mudará a sua tabela cronológica para se ajustar a nós, assim como nós não podemos fazê-lo mudar ou apressar os dias, as estações e os anos. A fé, a esperança, a alegria e o apreço nos habilitarão a seguir o proceder sábio de aprender a esperar com paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário