quarta-feira, 17 de março de 2010

ESTÁ REALMENTE PREPARADO PARA DAR O GRANDE PASSO ?

FORME um quadro mental do lar duma prospectiva noiva adolescente. Sim, há muita emoção e preocupação. Os pais, embora preocupados com o custo, se esforçam em fazer que o dia momentoso seja bem sucedido. A moça talvez fique alternadamente deprimida e risonha. Sabe que está para se dar uma grande mudança na sua vida. Mas sabe realmente quão grande irá ser esta mudança?

E depois há o jovem. Ele também é adolescente e também se sente emocionado com o grande dia. Fizeram-se planos para estabelecer um novo lar logo após o casamento. Mas, neste ponto, toda a atenção se fixa no dia de casamento. Tanto o rapaz como a moça já presenciaram casamentos e se sentiram arrebatados pela excitação e o encanto de tais ocasiões. Já podem ver até mesmo os convidados ao casamento rodeando-os para congratulá-los e trazer-lhes presentes.

Mas, estão estes dois jovens prontos para dar este grande passo? Conhecem-se realmente um ao outro? Falando sobre estes primeiros dias do amor de adolescentes, certa autoridade declara: “Cada um do par forma no início um quadro idealístico do outro. Se o casamento ocorrer durante o primeiro fulgor do entusiasmo, é provável que ambos depois serão acordados rudemente.” Como podem ter a certeza de que não se trata apenas duma paixonite juvenil que acabaria dentro de poucos meses?

Talvez seja adolescente e ainda não se comprometeu a casar-se. Talvez pense nisso, porém. Quão sábio é encarar os fatos agora, refreando-se de se apressar a um casamento sem o devido preparo ou ajuste antecipado! A vida de casado pode dar alegria, paz, um ambiente de estabilidade e contentamento. Mas há também fracassos. E quer evitar estes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário