20 Contudo, há ainda muito mais envolvido. O casamento bem sucedido exige cooperação e comunicação, e um entendimento da Palavra de Deus o ajudará a obtê-las. Ela mostra que o homem e a mulher foram criados com qualidades e responsabilidades um pouco diferentes, com o objetivo de que sua união contribua para a felicidade mútua. Depois de criar o homem, o Criador disse: “Vou fazer-lhe uma ajudadora como complemento dele.” — Gênesis 2:18.
21 Os dois foram assim criados para se complementarem; suas qualidades se contrabalançavam ou compensavam. Cada um foi criado com uma necessidade que era satisfeita pelo outro. Assim, a mulher foi feita como ajudadora de seu marido, e, em harmonia com esse papel, a Bíblia exorta: “As esposas estejam sujeitas aos seus maridos . . . porque o marido é cabeça de sua esposa.” A Bíblia diz também: “A esposa deve ter profundo respeito pelo seu marido.” (Efésios 5:22, 23, 33) Isto é prático, porque quando não há cabeça na família, que receba o respeito de sua esposa, costuma haver discórdia e confusão.
22 A atual agressividade feminina e sua competição com os homens tornaram-se comuns, e os conselheiros matrimoniais observaram que essas qualidades são um motivo dos problemas familiares. Portanto, quando você se casar, será sábio aplicar o conselho bíblico. Se o seu marido deixar de tomar a dianteira assim como devia, deverá perguntar-se: Posso fazer mais para animá-lo a desempenhar seu devido papel na família? Será que eu peço suas sugestões e sua orientação? Mostro que recorro a ele em busca de liderança? Evito menosprezar o que ele faz? Quando ele, em pequenas coisas, mostra querer fazer decisões ou liderar nos assuntos da família, expresso meu apreço?
23 Mas é especialmente o homem quem está em condições de tornar o casamento bem sucedido pela aplicação do conselho bíblico. Lembre-se disso quando se casar. Embora você, então, como marido, seja o chefe da família, isto não o transforma em ditador. Não, porque a Palavra de Deus ordena aos maridos a amarem sua esposa “assim como também o Cristo amou a congregação [cristã] e se entregou por ela”. (Efésios 5:25) Portanto, aplicando o conselho bíblico, você fará amorosa e voluntariamente sacrifícios para com a mulher com quem se casou. Antes de tomar decisões, fará bem em considerar as opiniões dela, o que ela gosta e o que não gosta, dando até mesmo preferência a ela, quando nenhuma questão especial estiver em jogo. Assim lhe dará amor e honra, conforme manda a Bíblia.
24 Se você acatar desse modo o conselho de Deus, terá paz e harmonia no seu casamento, quando chegar o tempo para isso. Será realmente bem sucedido, resultando no cumprimento e na satisfação que nosso Criador pretendeu que este grandioso arranjo desse à humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário