Realizou-se no Canadá um estudo entre diversos casais que já estavam casados por quinze anos ou mais. O professor Schlesinger, da Universidade de Toronto, indagou quais eram algumas das coisas que contribuíam para o sucesso do casamento. Sua pesquisa destacou a importância de quatro qualidades: amor, respeito, confiança e comunicação.
Um casal feliz, já casado por setenta anos, foi entrevistado por certo jornal. Qual era o segredo do seu sucesso? Mencionaram a confiança, o procurar não discutir, a demonstração de afeição mútua, e o ter o alvo em comum de ajudar outras pessoas.
Tais idéias talvez pareçam antiquadas, mas funcionaram. Se conhecer pessoas que já por vários anos são felizes no casamento, por que não lhes pergunta qual é o segredo? É provável que lhe digam coisas similares.
No entanto, talvez ache que o que funciona para outros não daria certo no seu caso. Sua formação, sua personalidade, ou seus problemas são de algum modo diferentes. Numa viagem através de região desconhecida, o ideal seria ter um guia de viagens que advertisse contra todos os possíveis perigos para que pudesse planejar a viagem de modo a evitar problemas que lhe seriam particularmente difíceis. Há um guia assim para o casamento? Sim, há. E ninguém deveria aventurar-se na viagem do matrimônio sem consultá-lo.
quarta-feira, 17 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário